IRACEMA DE JOSÉ DE ALENCAR: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A NARRATIVA

CONTEXTUALIZAÇÃO DA NARRATIVA

A OBRA IRACEMA É UM CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA QUE SE ENCAIXA NA ESCOLA LITERÁRIA ROMÂNTICA NA QUAL TEVE COMO DESTAQUE O ESCRITOR JOSÉ DE ALENCAR.
A TRAMA GIRA EM TORNO DOS PERSONAGENS: IRACEMA E MARTIM OS QUAIS VIVEM UMA HISTÓRIA DE AMOR TURBULENTA, POIS SÃO  DE CULTURAS DISTINTAS. OS ROMANCES ROMÂNTICOS OBEDECEM AO TRIÂNGULO: HERÓI, HEROÍNA E VILÃO, NO QUAL O HERÓI OU HEROÍNA É A REPRESENTAÇÃO TOTAL DA VIDA, POIS SE TRATA DE UM INDIVÍDUO NO QUAL A COMUNIDADE SERVE DE PANO DE FUNDO SOCIAL PARA SUAS VIVÊNCIAS. ENTRE O HERÓI E A SOCIEDADE EXISTE SEMPRE UMA RELAÇÃO FORTE, POIS GERALMENTE O PERSONAGEM É TIDO COMO REVOLUCIONÁRIO, QUE NEGA OS VALORES SOCIAIS, OCASIONANDO EM PROBLEMAS PARA ESSA SOCIEDADE.
É NOTÁVEL QUE AS OBRAS ROMÂNTICAS DO ROMANTISMO OCUPAM SEU ENREDO COM UMA MINUCIOSA DESCRIÇÃO DO LUGAR, GERALMENTE COM A CONSTRUÇÃO DE UM SER PERFEITO, SEM DEFEITOS, MAS COM UM AMOR IMPERFEITO QUE LEVA A MORTE DE UM DOS AMANTES. AS NARRATIVAS SÃO CONSTRUÍDAS EM ORDEM CRONOLÓGICA.
JOSÉ DE ALENCAR SE ENCAIXA NO "EUROPOCENTRISMO", POIS ELE COMPARA SOCIALMENTE GRUPOS DE CULTURAS DISTINTAS COMO BRANCOS E INDÍGENAS, SEM MESMO TER TIDO REAL CONTATO COM OS INDÍGENAS. ELE CRIA A PERSONAGEM IRACEMA COM TRAÇOS QUE BEIRAM A PERFEIÇÃO, COMPARANDO-A COM ELEMENTOS NATURAIS. ALENCAR TEVE CONTATO COM A OBRA QUE FALA SOBRE " O BOM SELVAGEM" DE ROUSSEAU, E USA ALGUNS PRINCÍPIOS DESTE LIVRO NAS CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS DA PERSONAGEM IRACEMA.
OUTRO RECURSO PRESENTE NA OBRA DE ALENCAR É A HIERARQUIZAÇÃO NA QUAL HÁ PRESTÍGIO PARA CERTOS GRUPOS SOCIAIS, E INFERIORIDADE DE OUTROS.

ELEMENTOS DA NARRATIVA

O LIVRO TEM COMO A 1ª CENA  A IDEIA QUE REFORÇA O FIM DA HISTÓRIA E JÁ ENTREGA O DESTINO DA PERSONAGEM GUERREIRA UMA VEZ QUE MARTIM E O FILHO MOACIR DEIXAM A COSTA E OUVEM O VENTO QUE LHE TRAZ AOS OUVIDOS O NOME DE IRACEMA.
A RELAÇÃO ENTRE OS PERSONAGENS MARTIM E IRACEMA SIMBOLIZA A UNIÃO ENTRE AS CULTURAS EUROPEIA E INDÍGENA. É INTERESSANTE NOTAR QUE OS LUGARES DE DESTAQUES NA NARRATIVA COMO O CAMPO DOS TABAJARAS E A TERRA DOS POTIGUARAS FORAM LOCAIS OS QUAIS JOSÉ DE ALENCAR VISITOU QUANDO ERA JOVEM.
A NARRATIVA SE INICIA NO ANO DE 1608, QUANDO MARTIM SOARES MORENO É INDICADO PARA REGULARIZAR A COLONIZAÇÃO DA REGIÃO QUE MAIS TARDE SERIA CONHECIDA COMO O CEARÁ. OS ÍNDIOS POTIGUARAS DO LITORAL ERAM ALIADOS DOS PORTUGUESES, ENQUANTO OS TABAJARAS ERAM ALIADOS DOS FRANCESES E VIVIAM NAS SERRAS CEARENSES.
A PERSONAGEM IRACEMA É DESCRITA COM UMA BELEZA EXAGERADA, ALÉM DE SER UMA GUERREIRA TABAJARA QUE ACERTA MARTIM COM UMA FLECHADA, E O APRESENTA COM ALIADO DOS POTIGUARAS.
É NOTÁVEL QUE SEGUE A MESMA ESTRUTURA DO FAMOSO ROMANCE ROMEU E JULIETA, (POIS SÃO PERTENCENTES DE TRIBOS INIMIGAS, UMA VEZ MARTIM ERA PORTUGUÊS SENDO APOIADO PELOS POTIGUARAS), ASSIM COMO ROMEU E JULIETA ERAM PERTENCENTES DE FAMÍLIAS RIVAIS.
OS ÍNDIOS TABAJARAS TOMAVAM UMA POÇÃO CONHECIDA COMO O SEGREDO DE JUREMA A QUAL DAVA FORÇA NAS BATALHAS E UMA VIRGEM DEVERIA GUARDÁ-LA. ESTA VIRGEM ERA IRACEMA, ENTÃO SEU ROMANCE ERA UMA TRAIÇÃO NÃO SÓ A IRAPUÃ, QUE APARECE COMO ANTAGONISTA, POIS SEU AMOR NÃO É CORRESPONDIDO POR IRACEMA, MAS A TODA A TRIBO, QUANDO IRACEMA O LEVA PARA O BOSQUE SAGRADO, DÁ-LHE A POÇÃO ALUCINÓGENA E SE UNE CARNALMENTE A ELE, SENDO DESCRITA NO LIVRO: " TUPÃ JÁ NÃO TINHA MAIS SUA VIRGEM NA TERRA DOS TABAJARAS".
OS POVOS GUERREIAM E IRACEMA SE UNE AO POVO INIMIGO. O BATISMO DE MARTIM É FEITO POR POTI, QUE ASSIM, SE TORNA ÍNDIO. MARTIM DEIXA IRACEMA EM UMA PRAIA NA QUAL ELA DÁ A LUZ A MOACIR, CHAMADO DE FILHO DA DOR E É ACHADA POR MARTIM QUASE SEM VIDA.

CONSIDERAÇÕES:

A HISTÓRIA DE IRACEMA É UMA CLARA SUBMISSÃO DO ÍNDIO AO COLONIZADOR PORTUGUÊS. O MESMO RECURSO OCORRE NA OBRA O GUARANI NO QUAL O ÍNDIO É FIEL A SUA AMADA . IRACEMA ABANDONA SUA FAMÍLIA, SEU POVO, SUA RELIGIÃO E SEU DEUS PARA VIVER UM AMOR. OUTRO ASPECTO INTERESSANTE É QUE IRACEMA TINHA QUE MORRER PARA MOSTRAR A SOBERANIA DE PORTUGAL SOBRE A FRANÇA, UMA VEZ QUE A TRIBO DE IRACEMA ERA ALIADA DOS FRANCESES. IRACEMA É CONSIDERADA A LENDA DO CEARÁ, UM ANAGRAMA DE AMÉRICA E SEU FILHO, CONSIDERADO O PRIMEIRO CEARENSE.

REFERÊNCIAS:
ANOTAÇÕES DA PALESTRA DA PROFESSORA Taiza Mara Ruen Moraes, UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE- UNIVILLE, JOINVILLE, 2011.

Comentários