FILME A ONDA: DIE WELLE
O professor no
filme aparece indo para a escola, nesta cena, há uma evidência para a boca do
professor e seu modo de expressar, mosrando que é através dela que seu discurso
será pronunciado, além da música do Ramones: Rock'n'Roll High School
Rock, rock, rock, rock n'roll high school
Well I don't care about history
Rock, rock, rock 'n' roll high school
'Cause that's not where I wanna be
Rock, rock, rock 'n' roll high school
I just wanna have some kicks
I just wanna get some chicks
Rock, rock, rock, rock, rock 'n' roll high school
Well the girls out there knock me out, you know
Rock, rock, rock 'n' roll high school
Cruisin' around in my GTO
Rock, rock, rock 'n' roll high school
I hate the teachers and the principal
Don't wanna be taught to be no fool
Rock, rock, rock, rock, rock 'n' roll high school
Rock, rock, rock, rock, rock 'n' roll high school
Fun, fun, rock 'n' roll high school
Fun, fun, rock 'n' roll high school
Fun, fun, rock 'n' roll high school
Fun, fun, oh baby
Fun, fun, oh baby
Fun, fun, fun, fun
Rock, rock, rock, rock, rock 'n' roll high school
Rock, rock, rock, rock, rock 'n' roll high school
Well I don't care about history
Rock, rock, rock 'n' roll high school
'Cause that's not where I wanna be
Rock, rock, rock 'n' roll high school
I just wanna have some chicks
I just wanna get some chicks
Rock, rock, rock, rock, rock 'n' roll high school
Fun, fun, rock 'n' roll high school
Fun, fun, rock 'n' roll high school
Fun, fun, rock 'n' roll high school
Fun, fun, oh baby
Fun, fun, oh baby
Fun, fun, fun, fun
Rock, rock, rock, rock, rock 'n' roll high school
Rock, rock, rock, rock, rock 'n' roll high school
Rock, rock, rock, rock, rock 'n' roll high school
Rock, rock, rock, rock, rock 'n' roll high school
Rock, rock, rock, rock, escola rock n' roll
Rock, rock, rock, rock, escola rock'n roll
Bem, eu não me importo com História
Rock, rock, escola rock n' roll
Porque não é lá que eu quero estar
Rock, rock, escola rock n' roll
Eu so quero levar uns chutes
Eu só quero ganhar umas garotas
Rock, rock, rock, rock, escola rock n' roll
Bem, as garotas de lá me deixam maluco, você sabe
Rock, rock, escola rock n' roll
Dando umas voltas em meu GTO
Rock, rock, escola rock n' roll
Odeio os professores e o diretor
Não quero que me ensinem a ser nenhum otário
Rock, rock, rock, rock, escola rock n' roll
Rock, rock, rock, rock, escola rock n' roll
Diversão, diversão, escola rock n' roll
Diversão, diversão, escola rock n' roll
Diversão, diversão, escola rock n' roll
Diversão, diversão, oh baby
Diversão, diversão, oh baby
Diversão, diversão, diversão, diversão
Rock, rock, rock, rock, escola rock n' roll
Rock, rock, rock, rock, escola rock n' roll
Bem, eu não me importo com História
Rock, rock, escola rock n' roll
Porque não é lá que eu quero estar
Rock, rock, escola rock n' roll
Eu so quero ter umas garotas
Eu só quero ganhar umas garotas
Rock, rock, rock, rock, escola rock n' roll
Diversão, diversão, escola rock n' roll
Diversão, diversão, escola rock n' roll
Diversão, diversão, escola rock n' roll
Diversão, diversão, oh baby
Diversão, diversão, oh baby
Diversão, diversão, diversão, diversão
Rock, rock, rock, rock, escola rock n' roll
Rock, rock, rock, rock, escola rock n' roll
Rock, rock, rock, rock, escola rock n' roll
Rock, rock, rock, rock, escola rock n' roll
Na letra da música é possível ver
que o professor leva o a escola como algo divertido, jovial, sem um compromisso
com o ensino centrado e tradicional. Tal característica pode ser confirmada
pelas camisas pretas usadas pelo professor de bandas de Rock como: Ramones, The
Detroit, The Clash, entre outros; o rock simboliza uma rebeldia por parte do
professor, expresso na forma que conduz as suas aulas com metodologias
diferenciadas.
A tática de vivenciar na prática
o regime da autocracia fez com que se naturalizasse a questão do discurso de
quem manda e de quem obedece. O poder legado pelo professor de ser o "Herr
Wenger", neutraliza a questão da manipulação. Essa neutralização acontece,
pois se dá em um ambiente escolar e é proposta por um professor dotado de
carisma, fazendo com que não se perceba a verdadeira realidade de domínio e
manipulação.
Tal proposta vem de encontro com
o ideias vivenciados pelos alemães, pois no filme mostra-se famílias liberais,
que dão poder aos filhos de tomadas de decisões. Há também o uso indiscriminado
de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas.
Pode-se observar que a partir do
momento que se naturaliza tais práticas, as pessoas deixam de questionar o
porquê das mesmas. O uso de camisas brancas, o respeito pelo líder, o
fanatismo, as pichações, o uso da violência, o fato do professor querer
demonstrar ao outro professor de História com a marcha em sala de aula que ele
era superior ao outro com o discurso de que “ o teto caia na cabeça dos nosso
inimigos” são formas que se naturalizam pela grande maioria e são aceitadas sem
serem questionadas.
Outro discurso evidente foi o
científico, que demonstra através de experimentos que o que era considerado
verdade para o professor era realmente verdadeiro. Além disso muitas vezes o
professor justificou suas ações através de explicações científicas. Um exemplo
foi o motivo que eu, para os alunos ficarem em pé quando queriam falar com ele.
Na explicação científica utilizada pelo professor, ele defende o ideal de que
falar em pé melhorava a circulação e as palavras possuíam mais fluidez. Na
verdade, essa foi uma forma que o professor encontrou de naturalizar o
discurso, porém o real motivo era que aquele que toma a palavra precisa estar
acima dos demais. Nunca o professor se pronunciou sentado, sempre de pé. O
mesmo para os alunos, aqueles que tomavam a palavra pra si, deveriam estar em
posicionamento para mesma, revelando como a força da palavra era importante.
Em suma, há outra evidência que
mostra a naturalização do discurso, uma vez que quando o professor chegou na
sala e falou do tema, citando Hitler como um dos mais conhecidos ditadores, viu
se um incômodo por parte dos alunos em não falar o assunto, pois para a
Alemanha é algo vergonhoso. Porém esse mesmo discurso se naturalizou,
esquecendo seu real significado.
4-A educação linguística é proposta por Fairclough (2001) como
forma de desnaturalização o discurso hegemônico e a identificação das relações
de poder. Em que medida pode se perceber uma tomada de consciência pelos
personagens?
Uma das primeiras pessoas que
tomou consciência do que se estava acontecendo foi Karo uma das alunas, que
chegou a levantar a mão disfarçadamente para ser uma das candidatas a estar à
frente do experimento, porém não mais se manifestou.
Sua posição foi sempre contra,
começando por não comparecer de camisa branca no dia seguinte como o combinado
pelo o professor para a uniformidade da turma. Algo interessante, foi que a
mesma apareceu de camiseta vermelha, sendo o vermelho uma marca de soberania,
podendo ser entendida como a única que estava com a verdade. Em várias cenas a
mesma está com a blusa vermelha ou com uma bolsa vermelha. E na última cena ela
parece com uma camiseta roxa, que também tem uma simbologia forte.
Seguida da aluna, vem sua colega
de turma que sempre esteve a margem dos ideias da amiga;
Depois a esposa do professor
também percebe a obsessão do mesmo, que revela gostar de ter o poder, e de ser
preferido pelos alunos, e se sentir bem com tal situação; Outro fato, foi que o
mesmo não tirou a camisa branca depois de voltar ao trabalho, mostrando que as
consequências já haviam passado para a fora da sala de aula;
4-Foram apresentadas diversas
análise de propagandas, relacione algum aspecto abordado no filme com uma das propagandas
no que se refere à posição submissa e/ou assujeitada dos interlocutores:
Nike, Mc Donalds, Adidas, Fila
são algumas marcas apresentadas no filme, e que eram utilizadas pelos alunos.
Porém uma cena muito forte, foi o momento em que um aluno põe fogo em suas
roupas de marca e veste a camisa branca. Na ação demonstra que ele tenta se
livrar de um tipo de exploração, das grandes empresas que usam mão de obra da
China para trabalho, porém ao vestir a camisa branca, o aluno se assujeita a
outro tipo de alienação.
Outra cena, demonstra os alunos
pichando a cidade, e se picha em cima do símbolo da Master Card, mostrando que
“a Onda”, está acima das contas. Também picha-se em uma cruz, na prefeitura, em
uma antena de comunicação, e em cima de um símbolo anarquista. Simbolicamente
isso representa que a marca criada pelos alunos estava acima da religião, das
leis, da comunicação e da religião, demonstrando a sua força.
Comentários
Postar um comentário